sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A lei do CTRL + C e CTRL + V

Para quem não conhece os comandos citados no título são respectivamente: copiar e colar através do teclado. Ou seja, na internet nada se cria, tudo se copia.

Quando ingressei como doceira, tive que pesquisar muitos trabalhos para fazer o que faço hoje. Mas é muito difícil fazer uma cópia exata das ideias que vejo. E o que me ajuda é a criatividade e a imaginação. Características que nascem com a gente.

A pessoa que mexe com design, principalmente na área da confeitaria, tem por obrigação ser assim: criativo. O concorrente engole mesmo, se a situação for contrária.

Sendo assim, tenho me irritado com muitas pessoas copiando, não só os meus trabalhos, mas de colegas da profissão para "aparecer" ou ter nome no mercado. Acreditem, nem textos os cidadãos são capazes de elaborar. Quer um exemplo? A criatura vai falar que está vendendo bem casado no seu blog e copia o texto introdutório de outro. É, é verdade. Com os mesmos erros de português e grafia. Pasmem! Não fica só por aí não, copia fotos de sites estrangeiros e/ou brasileiros e ainda monta o logotipo da sua empresa na imagem. É ou não é motivo para processo?

Esses sangue sugas não querem ter o trabalho nem se quer de desenvolver um texto para apresentar seu produto, sua empresa. Imaginem só como devem sê-lo de fato? Claro, não devem ter uma boa base de estudo para mostrar ao cliente sua capacidade intelectual. Isso para mim é confeitaria de fundo de quintal. Esse tipo de gente só serve para denigrir nossa imagem. Nós, que estamos iniciando no mercado. Nós, que com toda bagagem adquirida, cursos, seminários, estudos e formação, somos equiparados com pessoas de nível tão baixo.

Minha colega Cynthia Goetz também escreveu um artigo em seu blog sobre Direitos Autorais e provou que nós temos como recorrer à esse tipo de crime e que aqui se faz justiça SIM.

Outro texto interessante e importante àqueles que, por via das dúvidas, se interessam em seguir o caminho correto, do blog Doceiras Twiteiras - Divulgando seu trabalho na rede

Antes de qualquer coisa, seja honesto. Adquira sua clientela com lealdade e não às custas de imagens e textos alheios. Tenha orgulho de mostrar que o trabalho é seu. Com certeza, você ficará muito irado se alguém copiá-lo e mudar sua autoria. Seja ético, cite a fonte quando seu trabalho foi inspiração do trabalho de outro colega. Não há mal nenhum nisso. Muito pelo contrário, é melhor você ser reconhecido como um bom profissional do que um plagiador.

Link para pesquisa:  Lei dos Direitos Autorais.

Barbara Bittencourt

4 comentários:

  1. Oieee querida!!!
    Valeu. Vou linkar seu blog no meu tá?

    beijossssssss

    ResponderExcluir
  2. Carolina, obrigada por alertar-me em relação ao erro de concordância. Mas acho que você não leu o texto corretamente, portanto, não entendeu que a frase seguinte depende da primeira. Portanto, uma oração subordinada.

    Mas tudo bem, vou consertar para que você entenda. Afinal de contas, não são todos que têm capacidade para entender as entrelinhas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post!
    Fico muito feliz em saber, que nesse mundo de Copy + Paste, existe gente bacana e que trabalha honestamente.
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bárbara,
    Seu Blog é bárbaro!!!...rs...não resisti ao trocadilho! :-)
    Sou blogueira também e sei bem o que diz. Copy & Past é mesmo uma assombração pra gente que dedica o coração, os neurônios e o nosso precioso tempo pesquisando, estudando, escrevendo,...
    Estou seguindo sua página no FB e aqui no Blog também, que conheci através da Elizabeth Barreto, e muito embora tratemos de assuntos tão diferentes, fiquei encantada com a lindeza e com o bom gosto (com e sem trocadilho...rs...), do seu trabalho, que me deixou com água na boca e de queixo caído.
    Muito sucesso!!!

    ResponderExcluir