segunda-feira, 25 de março de 2013

Dicas para se tornar um bom empreendedor – Área: Confeitaria - By Barbara Bittencourt



Dicas para se tornar um bom empreendedor – Área: Confeitaria

Durante esses três anos como doceira, observei pequenos detalhes rotineiros e que acabam despercebidos por nós, profissionais e empresários. Não se trata de um manual de bom comportamento ou algo do tipo, mas são dicas legais que compartilho com vocês e que vale a pena a leitura.


1- Seja honesto e educado acima de tudo e sempre;
Cliente pede orçamento para o seu email ou fotos do seu produto: forneça-os em tempo breve. Claro, dos SEUS produtos. Não invente enviar foto do Google ou de fontes desconhecidas. Não dá! Alguns clientes não conhecem e outros nem desconfiam. Isso é plágio e antiético. Produza, fotografe e poste! Nem que seja um docinho para o parente ou bolo para o casamento da sobrinha. Mas faça-o! Plágio é crime, e está configurado na Lei dos Direitos Autorais nº 9.610, de 19 defevereiro de 1998.

Não trate ninguém com indiferença. Não responda seus e-mails de qualquer jeito e muito menos, não copie e cole o mesmo email para outra pessoa. Cliente gosta de ser bem tratado e exige preferência. Cada um é cada um. E mesmo que seja mal educado com você, mostre que isso tudo é besteira e que a educação e humildade fazem parte do seu ser. Ninguém é melhor do que ninguém. Temos que aprender a ceder, a escutar, a respeitar e a desculpar. Com certeza você não será diminuído por isso, pelo contrário, só aprenderá com tais atitudes. Se tudo isso não funcionar, conte até 1.000, respire fundo e siga em frente.

2 – Qualidade do produto e apresentação;
Não venda gato por lebre e nem fracionado por nobre. Procure trabalhar com produtos de boa qualidade para atingir seu público alvo. Se você prefere chocolates mais baratos, tenha um preço justo por eles e comunique ao seu cliente sobre a matéria prima utilizada na produção. Nada de falar que usa Callebaut® e, na verdade, o chocolate é o  Top Cobertura Hidrogenado UltraFest(nome fictício), aquele que você come e só tem gosto de giz de cera, menos chocolate. Nada contra os fracionados viu? Eles me ajudam bastante em alguns detalhes. E o que é BOM, geralmente não é BARATO.

Não existe: “Tá bonitinho” ou “Até que está gostosinho”, se a aparência não agrada. Existe os que se contentam com uma “leve” apresentação e os que se importam com uma verdadeira obra de arte. Isso dependerá de você e o tipo de público que deseja alcançar. Alguns comem comida de cachorro, tudo misturado e de qualquer jeito e outras gostam de ser servidas no prato, com elegância e sofisticação. Chique hein!?

3 – Faça o que você sabe fazer;
Recebeu uma encomenda de bem casados e não sabe por onde começar? Ótimo! Vá fazer um curso, se profissionalizar, testar a receita, fazer seus cálculos, apreçar seu produto, pesquisar no mercado e parabéns, você está no caminho certo.

Aprender pela net? Sim, talvez! Algumas receitas dão certo para alguns e outras não. Teste todas, compare produtos, e, o melhor de tudo, não engane seu cliente. A oportunidade é única! Ou você ganha ou perde de uma vez tudo que construiu. E se mesmo assim, não deu certo, invista em você, pague um curso bom e aproveite para tirar todas suas dúvidas com quem realmente entende do assunto. Se você quer se destacar, merece aprender com os melhores.

4 – Português é bom e obrigada;
Certo. Obrigada, pois quem vos escreve é uma mulher, caso contrário, obrigado para homens, com “o”. Vamos procurar manter um português objetivo e claro e nos relacionar de forma “legível”? Erros de português e concordância não combinam. Portanto, se você tem dúvida na ortografia de tal palavra, consulte um dicionário on-line, releia e revise seu texto sempre que for necessário. Um texto legível causa uma boa aparência, principalmente, com gramática e concordância corretas.

5 – Ofereça seu produto;
Oferecer no sentido de degustar. Faça com que as pessoas o conheçam. Nem que seja preciso cobrar por um kit degustação. Fale sobre ele e suas qualidades, a forma que são produzidos, valorize-o! Quem se interessa, paga e, gostando, indicará a todos os seus convidados.

6 – Profissionalize-se;
Internet é bacana mas o pulo do gato só aprende pagando e se profissionalizando. Não queira aprender tudo pela rede. Os melhores chefs e cakes designers tiveram que estudar muito e gastaram horrores para estarem onde estão. Não é porque você modela meia dúzia de doces e um bolo de dois andares que poderá ter esse título. Ok?

7 – Aparência
A aparência é tudo. Vai fazer uma entrega? Decorar um salão? Esteja, no mínimo, uniformizado. Vista a camisa da sua Empresa e mostre quem ela é. Assim todos saberão o profissional que está prestando serviços naquele local.

Invista em embalagens para seus produtos. Eles devem chegar embaladinhos, cheirosinhos e bonitinhos ao destino. Já pensou receber embalagem aberta cheia de formigas? (Ui! Abafa! Pode ter sido feito com chocolate belga, mas eu não quero não. =))

O transporte deve ser feito cuidadosamente para que não altere a qualidade e nem aparência do seu produto. Bolos de até dois andares podem andar perfeitamente dentro do carro, acima disso, se tiver muito detalhe, faça a decoração no local da festa e planeje-se!

8 – Por último, documentação, organização e planejamento
Já disse uma vez que não temos árvores de doces em casa e nem pé de bolo. Para não se complicar e manter seu organograma de pedidos organizado, crie um planejamento do que deverá ser feito para as futuras produções, distribua as funções para os respectivos funcionários e administre-as. Geralmente no início da semana fazemos a contagem do estoque, baixa nas planilhas, pagamento de contas, compras e etc.

Elabore um contrato, vá até o encontro do cliente caso necessário, agende reuniões e entregue-o em duas vias, assinadas por ambos. O mesmo deverá receber o visto no ato da entrega. Deixe tudo especificado e mostre todas as cláusulas para não ter dor de cabeça mais tarde. Forneça o maior número de contatos possíveis. Envie mensagens de agradecimentos após a entrega e diga que está tudo Ok. Transmita confiança. Uma boa gestão, faz um bom empresário e uma ótima Empresa.


É isso! Espero que esse texto auxilie quem está pensando em se tornar um empreendedor de sucesso e quem já está no mercado. Nem sempre, por você ter um nome e uma marca famosa, lhe faz humilde e educado. Do mesmo jeito que sobe, desce. Você pode estar no topo hoje e na lama amanhã. A simplicidade está nos pequenos detalhes, de como seu produto é feito, no atendimento e na cordialidade. Tenho certeza que esse é um bom caminho, não só para se tornar um bom empreendedor, mas tornar-se um ser humano digno e melhor.


Barbara Bittencourt

2 comentários:

  1. Muito bom e instrutivo. Dicas realmente importantes. Que as pessoas tomem este escrito como orientação. Beijos e muito boa sorte.

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  2. Adoreiiii. Bárbara arrasando como sempre!!!

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