Dicas para se tornar um bom empreendedor – Área: Confeitaria
Durante
esses três anos como doceira, observei pequenos detalhes rotineiros e que
acabam despercebidos por nós, profissionais e empresários. Não se trata de um
manual de bom comportamento ou algo do tipo, mas são dicas legais que
compartilho com vocês e que vale a pena a leitura.
1- Seja honesto
e educado acima de tudo e sempre;
Cliente
pede orçamento para o seu email ou fotos do seu produto: forneça-os em tempo
breve. Claro, dos SEUS produtos. Não invente enviar foto do Google ou de fontes
desconhecidas. Não dá! Alguns clientes não conhecem e outros nem desconfiam.
Isso é plágio e antiético. Produza, fotografe e poste! Nem que seja um docinho
para o parente ou bolo para o casamento da sobrinha. Mas faça-o! Plágio é
crime, e está configurado na Lei dos Direitos Autorais nº 9.610, de 19 defevereiro de 1998.
Não
trate ninguém com indiferença. Não responda seus e-mails de qualquer jeito e muito menos, não copie e cole o mesmo email para outra pessoa. Cliente gosta
de ser bem tratado e exige preferência. Cada um é cada um. E mesmo que seja mal
educado com você, mostre que isso tudo é besteira e que a educação e humildade
fazem parte do seu ser. Ninguém é melhor do que ninguém. Temos que aprender a
ceder, a escutar, a respeitar e a desculpar. Com certeza você não será
diminuído por isso, pelo contrário, só aprenderá com tais atitudes. Se tudo
isso não funcionar, conte até 1.000, respire fundo e siga em frente.
2 – Qualidade do
produto e apresentação;
Não
venda gato por lebre e nem fracionado por nobre. Procure trabalhar com produtos
de boa qualidade para atingir seu público alvo. Se você prefere chocolates mais
baratos, tenha um preço justo por eles e comunique ao seu cliente sobre a
matéria prima utilizada na produção. Nada de falar que usa Callebaut® e, na
verdade, o chocolate é o Top Cobertura Hidrogenado
UltraFest(nome fictício), aquele que você come e só tem gosto de giz de cera,
menos chocolate. Nada contra os fracionados viu? Eles me ajudam bastante em
alguns detalhes. E o que é BOM, geralmente não é BARATO.
Não
existe: “Tá bonitinho” ou “Até que está gostosinho”, se a aparência não agrada.
Existe os que se contentam com uma “leve” apresentação e os que se importam com
uma verdadeira obra de arte. Isso dependerá de você e o tipo de público que
deseja alcançar. Alguns comem comida de cachorro, tudo misturado e de qualquer
jeito e outras gostam de ser servidas no prato, com elegância e sofisticação.
Chique hein!?
3 – Faça o que
você sabe fazer;
Recebeu
uma encomenda de bem casados e não sabe por onde começar? Ótimo! Vá fazer um
curso, se profissionalizar, testar a receita, fazer seus cálculos, apreçar seu
produto, pesquisar no mercado e parabéns, você está no caminho certo.
Aprender
pela net? Sim, talvez! Algumas receitas dão certo para alguns e outras não. Teste
todas, compare produtos, e, o melhor de tudo, não engane seu cliente. A
oportunidade é única! Ou você ganha ou perde de uma vez tudo que construiu. E
se mesmo assim, não deu certo, invista em você, pague um curso bom e aproveite
para tirar todas suas dúvidas com quem realmente entende do assunto. Se você
quer se destacar, merece aprender com os melhores.
4 – Português é bom
e obrigada;
Certo.
Obrigada, pois quem vos escreve é uma mulher, caso contrário, obrigado para
homens, com “o”. Vamos procurar manter um português objetivo e claro e nos
relacionar de forma “legível”? Erros de português e concordância não combinam. Portanto,
se você tem dúvida na ortografia de tal palavra, consulte um dicionário
on-line, releia e revise seu texto sempre que for necessário. Um texto legível
causa uma boa aparência, principalmente, com gramática e concordância corretas.
5 – Ofereça seu
produto;
Oferecer
no sentido de degustar. Faça com que as pessoas o conheçam. Nem que seja
preciso cobrar por um kit degustação. Fale sobre ele e suas qualidades, a forma
que são produzidos, valorize-o! Quem se interessa, paga e, gostando, indicará a
todos os seus convidados.
6 –
Profissionalize-se;
Internet
é bacana mas o pulo do gato só aprende pagando e se profissionalizando. Não queira
aprender tudo pela rede. Os melhores chefs
e cakes designers tiveram que estudar
muito e gastaram horrores para estarem onde estão. Não é porque você modela
meia dúzia de doces e um bolo de dois andares que poderá ter esse título. Ok?
7 – Aparência
A
aparência é tudo. Vai fazer uma entrega? Decorar um salão? Esteja, no mínimo,
uniformizado. Vista a camisa da sua Empresa e mostre quem ela é. Assim todos
saberão o profissional que está prestando serviços naquele local.
Invista
em embalagens para seus produtos. Eles devem chegar embaladinhos, cheirosinhos
e bonitinhos ao destino. Já pensou receber embalagem aberta cheia de formigas? (Ui!
Abafa! Pode ter sido feito com chocolate belga, mas eu não quero não. =))
O
transporte deve ser feito cuidadosamente para que não altere a qualidade e nem
aparência do seu produto. Bolos de até dois andares podem andar perfeitamente
dentro do carro, acima disso, se tiver muito detalhe, faça a decoração no local
da festa e planeje-se!
8 – Por último,
documentação, organização e planejamento
Já
disse uma vez que não temos árvores de doces em casa e nem pé de bolo. Para não
se complicar e manter seu organograma de pedidos organizado, crie um
planejamento do que deverá ser feito para as futuras produções, distribua as
funções para os respectivos funcionários e administre-as. Geralmente no início
da semana fazemos a contagem do estoque, baixa nas planilhas, pagamento de
contas, compras e etc.
Elabore
um contrato, vá até o encontro do cliente caso necessário, agende reuniões e
entregue-o em duas vias, assinadas por ambos. O mesmo deverá receber o visto no
ato da entrega. Deixe tudo especificado e mostre todas as cláusulas para não
ter dor de cabeça mais tarde. Forneça o maior número de contatos possíveis. Envie
mensagens de agradecimentos após a entrega e diga que está tudo Ok. Transmita
confiança. Uma boa gestão, faz um bom empresário e uma ótima Empresa.
É
isso! Espero que esse texto auxilie quem está pensando em se tornar um
empreendedor de sucesso e quem já está no mercado. Nem sempre, por você ter um
nome e uma marca famosa, lhe faz humilde e educado. Do mesmo jeito que sobe, desce. Você pode estar no topo hoje e na lama amanhã. A simplicidade está nos
pequenos detalhes, de como seu produto é feito, no atendimento e na
cordialidade. Tenho certeza que esse é um bom caminho, não só para se tornar um
bom empreendedor, mas tornar-se um ser humano digno e melhor.
Barbara
Bittencourt
Muito bom e instrutivo. Dicas realmente importantes. Que as pessoas tomem este escrito como orientação. Beijos e muito boa sorte.
ResponderExcluirAdoreiiii. Bárbara arrasando como sempre!!!
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